O que levar na carteira?

O que levar na carteira?

Quem usa carteira no dia a dia sabe o quanto precisa organizá-la com frequência, além de ficar com aquela pulga atrás da orelha e pensar sobre o que levar na carteira.

Uma das coisas que eu acho fundamental é você carregar na carteira o que for essencial usar naquele determinado dia ou determinada semana, pois se acontecer algum imprevisto você não vai ter aquela enorme dor de cabeça depois.

Pra te ajudar sobre o que levar na carteira eu vou te dar algumas sugestões básicas, eu listei todas elas abaixo.

1 – Cartões de crédito e débito: Tem gente que leva todos os cartões destas modalidades na carteira, é um risco muito grande, você precisa ver quais serão as suas atividades do dia e pensar antes quais cartões você vai realmente usar, pense nisso.

2 – Cartões de loja: Sabe aqueles cartões de crédito tipo das lojas de departamento como Magazine Luiza ou Americanas? O ideal é usá-los somente quando realmente você for nessas lojas, mas muita gente acaba usando eles em outros estabelecimentos quando é permitido, nesse caso vale aplicar a primeira sugestão que dei.

3 – Carteirinha da faculdade: Se na sua faculdade é necessário passar na catraca o cartão de identificação pra entrar, obviamente é um item obrigatório carregar na carteira, nos dias em que tiver aula.

4 – Carteira Nacional de Habilitação: Você dirige? No dia que for sair com o carro, obviamente é um item obrigatório, caso seja parado em alguma blitz de rotina, é só apresentá-lo. Além disso, é um documento que substitue o Documento de Identidade e o CPF, já que nele vem o número desses dois documentos.

5 – Documento de Identidade (RG) e CPF: se você não tem a Carteira Nacional de Habilitação, a dica é levar na carteira somente o Documento de Identidade, se ele ainda não tiver o número do seu CPF, compensa tirar uma segunda via, aqui em São Paulo por exemplo dá pra fazer isso no Poupatempo. Há quem diga que pode levar na carteira uma cópia autenticada do Documento de Identidade na carteira, mas eu não tenho certeza se pode, qualquer hora vou perguntar em algum cartório.

6 – Moedas: No dia a dia não tem jeito, elas sempre acabam ficando dentro da carteira quando recebemos algum troco, se juntar muitas a dica é esvaziar no final do dia, eu costumo guardar num potinho que fica na mesa do meu escritório.

7 – Dinheiro: Vale a mesma dica que dei na primeira sugestão, ande com dinheiro se for absolutamente necessário, agora se em algum estabelecimento não aceitar cartões (o que pode acontecer), andar com o dinheiro é inevitável nesse caso.

8 – Talão de cheque: Antigamente as pessoas usavam muito pra pagar compras, hoje em dia usam bem menos, ou seja, só leve na carteira se for absolutamente necessário para alguma ocasião.

9 – Notas fiscais de compras: você compra no açougue, na farmácia, no supermercado, na padaria e acaba juntando notas fiscais e recibos na carteira e fica aquele bolo de papéis, uma solução viável que eu faço e funciona pra mim, em casa eu tenho um mini arquivo de plástico separador desses que compra em papelarias pra categorizar as notas fiscais, eu separo por estabelecimento.

10 – Clips: pode parecer bobo, mas às vezes podemos precisar deles pra juntar documentos, folhas, recibos, entre outros. É sempre bom ter alguns na carteira.

11 – Cartão de orelhão: Atualmente é raro você ver um orelhão na rua, aqui em São Paulo mesmo os que ainda vejo na rua estão vandalizados, geralmente dentro de estabelecimentos estão mais preservados. O cartão de orelhão pode servir naqueles momentos que a bateria do celular acaba e você precisa fazer uma ligação de emergência.

12 – Cartão com tipo sanguíneo: Eu peguei essa dica no canal da Taty Vannucci no YouTube, eu mesmo ainda preciso descobrir qual é o meu tipo sanguíneo, mas é super importante a gente carregar uma carteirinha dizendo qual é o nosso tipo sanguíneo, em uma emergência, um hospital vai saber qual é o tipo.

13 – Cartões de fidelidade: São aqueles cartões de fidelidade de farmácias, supermercados, use no seu dia a dia aqueles que forem realmente necessários, eu tenho por exemplo um da Farmácia Panvel, eu carrego ele quando vou lá. Como eu faço pra não esquecer de levá-lo? Eu tenho um único lugar em casa onde reúno todos os cartões em um porta cartões de visita, aí fica fácil de achar.

14 – Telefones importantes: Eu não estou sendo pessimista, mas como eu sou uma pessoa bastante prevenida, eu costumo colocar na carteira um papelzinho com os telefones mais importantes da minha família (pai, mãe, irmãos, parentes, amigos), em uma emergência se você passar mal e a pessoa que te socorrer não souber localizar no celular os contatos da família (muita gente põe senha no celular), vai conseguir ligar para seus familiares ou amigos. Você pode colocar também telefones do trabalho ou outros que sejam importantes pra você.

Eu espero que estas dicas sobre o que levar na carteira tenham sido úteis pra você. Faltou algum item que eu deixei de dizer? Escreva abaixo nos comentários. Aproveite para compartilhar este post com seus amigos. Um grande abraço e até mais! 🙂